Sobre o prêmio

O Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer é uma iniciativa da Fundação do Câncer em parceria com o Instituto Oncoclínicas com o objetivo de fomentar através da premiação as melhores iniciativas inovadoras voltadas para o controle do câncer no Brasil. O prêmio homenageia o Dr. Marcos Fernando Oliveira Moraes, recentemente falecido em maio de 2020. Ele foi um cirurgião e oncologista brasileiro, conhecido por sua luta obstinada pelo controle do câncer no país.

Categorias

As categorias em que o prêmio está dividido são:

Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer: destacando as ações, projetos e realizações ligadas à prevenção do câncer e difusão de medidas para deter o avanço da doença.

Cuidados Paliativos: destinada a premiar ações ligadas aos projetos de promoção e ação para o conforto de pacientes oncológicos em estágio de finitude.

Iniciativas para o Controle do Câncer: premiação voltada às entidades e associações que promovam o controle do câncer através de iniciativas transformadoras e modernizando a ação em Oncologia.

Quem pode se inscrever

O Prêmio Marcos Moraes é voltado para profissionais e instituições que atuem diretamente no controle do câncer no Brasil.

O prêmio será concedido aos autores ou instituição inscritos da iniciativa relatada, representados pelo responsável pela candidatura, sendo necessária a comprovação de participação dos autores na iniciativa ou que o mesmo comprove ter a autorização da instituição para representá-la no Prêmio.

Como participar

Para concorrer, leia o Regulamento e defina a categoria à qual a iniciativa ou trabalho melhor se adeque acesse à página de inscrições. Separe os documentos pessoais e arquivos de evidências e selecione o link de acesso à categoria desejada. Por fim, preencha todas as informações com o maior detalhamento e exatidão possíveis, anexe os documentos ao formulário e envie sua inscrição. Pronto! O trabalho será avaliado pela Comissão Organizadora e o responsável pela inscrição receberá uma mensagem via e-mail sobre o resultado da etapa de validação.

Etapas e prazos

 

1. Inscrição

A partir de 14/06/2021

Compreende a apresentação da candidatura na página de inscrição, com preenchimento dos dados cadastrais do responsável e da instituição, seleção da categoria de premiação, e apresentação da proposta candidata.

 

2. Seleção das propostas Etapa eliminatória.

Nela, será avaliado se a proposta e os autores atendem aos critérios de elegibilidade estabelecidos e se a proposta apresentada é pertinente à categoria de premiação pretendida.

O autor responsável será informado por e-mail do resultado da seleção das propostas.

 

3. Julgamento das propostas selecionadas

Nesta etapa a Banca de Avaliadores do prêmio terá a responsabilidade de avaliar as propostas selecionadas e definir os vencedores e finalistas de cada categoria da premiação.

 

4. Divulgação das propostas finalistas

30 dias antes da cerimônia de premiação, os autores responsáveis pelas propostas finalistas receberão um e-mail, informando a classificação e convidando os autores a participar da cerimônia de premiação. Nesta etapa, não serão informadas as propostas vencedoras, somente os finalistas de cada categoria. Os autores das propostas que não chegarem à final também serão informados, por e-mail, deste resultado.

 

5. Cerimônia de Premiação

Os vencedores de cada categoria serão anunciados na Cerimônia de Premiação, durante o 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas, que será realizado on-line.

Comissão julgadora

A Banca de Avaliadores será formada por pesquisadores, gestores e personalidades de destaque nas áreas das categorias abrangidas pela premiação, que poderá entrar em contato com os autores responsáveis pelas propostas para esclarecer eventuais dúvidas e/ou solicitar evidências adicionais às apresentadas.

A decisão da banca sobre os finalistas e vencedores é de caráter soberano e irrevogável e poderá, ainda, conceder menções honrosas aos concorrentes.

Prêmio aos vencedores

Serão concedidos aos vencedores de cada categoria um prêmio em recurso financeiro (R$ 10 mil), conforme disposto no Regulamento. Todos os finalistas receberão um certificado da premiação e medalhas de participação alusiva à sua colocação final.

Regulamento completo

Para informações mais detalhadas, baixe o arquivo PDF com regulamento completo do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer

Regulamento completo

Para informações mais detalhadas, baixe o arquivo PDF com regulamento completo do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer